top of page

Blog

Lesões no joelho: como o Pilates pode reabilitar.



Os movimentos realizados no Pilates proporcionam um alongamento e fortificação que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada. Realizar exercícios de pouco impacto, com poucas repetições geram resultados eficazes e assim os músculos e articulações sofrem menos desgastes, por esses e outros motivos, o Pilates na reabilitação de atletas e de patologias no joelho, é um ótimo caminho.


O Joelho é considerado uma das mais complexas estruturas do corpo humano por ser composto por vários componentes que desempenham diferentes funções. Ele é formado por três ossos sendo eles: fêmur, tíbia e patela.


Ele também possui meniscos que são cartilagens inseridas entre os ossos com a finalidade de absorver choques, aguentar o peso do corpo e melhorar a locomoção da área. Além disso, o joelho possui ligamentos que são fundamentais para o sua funcionalidade, pois eles dão estabilidade e proteção contra os impactos que certo tipo de movimentos podem causar.


As lesões mais comuns que chegam no studio para reabilitação de joelho são: menisco, ligamentos e condromalásia.


O pilates age de forma fantástica no alinhamento patelar, bem como na estabilização do quadro da condromalácia e da síndrome patelo-femoral. Já que um dos grandes alicerces do método é o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo aliada às técnicas que potencializam a respiração e seus benefícios, atingindo assim, o objetivo do aluno através do equilíbrio muscular.




O pilates na lesão de menisco vai atuar no fortalecimento dos músculos flexores, extensores, abdutores e adutores. Deve-se compensar a lesão com o condicionamento dos músculos, que irão manter o joelho mais estável. Se tem músculos fortes entorno do joelho tem estabilidade. O menisco contribui para a lubrificação da cartilagem articular normal, distribuindo o líquido sinovial. Os exercícios que proporcionam tração do joelho ajudam e muito no aumento da lubrificação.


Quando você sente algum tipo de dor no joelho, você acaba modificando a sua postura devido a forma de andar que também fica debilitada por conta da dor. Esta mudança causa desequilíbrios em outras partes do corpo podendo acarretar em tipos de dores diferentes como no caso do quadril e da coluna.


Com os movimentos fornecidos pelos exercícios do Método, você conseguirá o alinhamento das pernas e evitará que a dor se espalhe por uma parte diferente do corpo.


O Pilates atua diretamente na estabilidade do corpo, promovendo a reabilitação, desta forma, ele é muito eficiente neste tratamento do joelho.


Posts
Arquivos
Curta a Plié
  • Grey Facebook Icon
bottom of page